7 ª Cavalgada de Quarto Centenário será no dia 2 de agosto
A comissão organizadora da 7º Cavalgada de Quarto Centenário que acontecerá no dia 02 de agosto está preparando todos os detalhes para que o evento alcance o sucesso esperado.
Nesta ultima semana, a comissão organizadora reuni-se para acertar detalhes sobre o almoço, a bebida e itinerário que será percorrido pelos cavaleiros.
De acordo com o presidente da comissão organizadora Claudiney Carlis a 7ª Cavalgada deverá reunir centenas de cavaleiros e amazonas, pois a procura das comitivas já está sendo muito grande.
Serão premiadas as categorias de maior comitiva, comitiva mais distante, cavaleiro mais idoso, cavaleiro mais jovem, destaque feminino, destaque masculino e melhor berranteiro.
Todos estes destaques receberão como premiação um troféu oferecido pela prefeitura municipal.
A comissão organizadora que é presidida por Claudinei Carlis e tem como vice-presidente Suzi Verber, não estão medindo esforços para que esta Cavalgada supere a do ano passado.
De acordo com o presidente são esperados cerca de 300 cavaleiros, já que de acordo com os participantes da cavalgada do ano passado Quarto Centenário é uma das mais bem organizadas de toda região.
A cavalgada terá inicio às 9 da manhã e retorno previsto a partir do meio dia, horário que começará a ser servido o almoço. O cardápio será: arroz, feijão, salada, mandioca e churrasco, que será servido no Barracão da Igreja Matriz.
Quarto Centenário realiza encontro temático com idosos
A Prefeitura Municipal de Quarto Centenário por meio do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS realizou o encontro temático com os idosos do município no ultimo dia 25 de junho e contou com a palestrante Paula Gomez, psicóloga em Umuarama.
O encontro temático dos direitos da pessoa idosa teve como objetivo propiciar a reflexão e a discução sobre o protagonismo e o empoderamento e as conseqüências nas transformações sociais, com estratégia na garantia da pessoa idosa.
O debate veio sensibilizar a sociedade e os próprios idosos sobre a importância de sua participação ativa no meio social.
É importante que a pessoa idosa seja protagonista na efetivação dos seus diretos. O objetivo do encontro é o de romper com os preconceitos de que o idoso é inativo ou incapaz.
Durante o encontro foram elaboradas propostas de níveis Municipal, Estadual e Federal, e nos próximos dias o município dará inicio para montagem do conselho municípal dos direitos da pessoa idosa, que foi um dos maiores focos do encontro.
O município foi representado pela vice-prefeita Cida Bugno e contou também com a Coordenadora do CRAS, Silvana Trucão, e toda sua equipe.
Ação Social de Quarto Centenário entrega cobertores para as famílias carentes
A Prefeitura Municipal de Quarto Centenário, por meio da Secretaria de Assistência Social, esta realizando a distribuição de cobertores para famílias atendidas pelo município com o objetivo de garantir mais proteção contra as baixas temperaturas registradas nesta época do ano.
A entrega dos cobertores está acontecendo na Secretaria de Ação Social, em frente a prefeitura municipal, ou através de visitas realizadas pela equipe.
Como esta ação já é realizada todos os anos, só estão recebendo os cobertores aquelas famílias que por algum motivo particular não adquiriram na última entrega.
A Secretária de Assistência Social Cleonice Krachinski afirma que poder realizar a doação destes cobertores engrandece muito o trabalho e demonstra o papel que a prefeitura desempenha por meio da Secretaria de Ação Social na valorização do ser humano, principalmente com as crianças e idosos, que na maioria das vezes não tem um cobertor para se aquecer durante o frio.
Quarto Centenário realiza reunião com candidatos a Conselheiros Tutelares
Na última terça-feira, 30 a prefeitura municipal de Quarto Centenário por meio da secretaria de Ação Social e do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente – CMDCA realizou reunião com os 26 candidatos inscritos para concorrerem ao cargo de conselheiro tutelar.
Na oportunidade, a assistente social Samara Alves esclareceu todas as regras pertinentes ao processo eleitoral, salientando que a campanha terá inicio dia 01 de julho e se encerrará no ultimo dia que antecede a eleição, ou seja, no dia 03 de outubro, tendo em vista que a eleição será dia 04 em todo território nacional.
Vale lembrar que todo o processo será fiscalizado pelo Ministério Público e pelo Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente – CMDCA - e que no decorrer do processo eleitoral haverá novas reuniões com toda a população e com os candidatos.
De acordo com a assistente social Samara Alves todos os eleitores do município podem votar e serão eleitos os cinco mais votados, que irão zelar pelo cumprimento dos Diretos da Criança e do Adolescente.
O atual presidente do CMDA é Kleison Moioli e os 26 candidatos que compareceram a reunião são:
Ancelmo Mateus da Silva; Andréia Paula Minzon; Ângela Emi Miyashita Evangelista; Aparecida da Silva Alves; Aparecida Rocha de Oliveira; Daniela Maria Ferreira da Silva; Daniele da rocha de Almeida; Deolinda Faria; Elisabete Malagutti Nunes; Gelson Antonio Caíres; Genivaldo Antonio dos Santos; Geraldo Macedo Vieira; Jessica Vanessa de Paula; Juliana Splendor; José Benedito Barbosa; Jaqueline Teodoro da Silva dos Santos; Lucenilda Andrea Krachinski; Lucinéia Neri dos Santos; Maria Cristina Ferreira; Ocelano Alves; Renata Alves; Renata Teixeira Farias Bortoluzzi; Rosangela Splendore da Silva; Rosimeire Aparecida Francisquini; Rozana Bueno Ribeiro; Valéria da Silva Gonçalves.
Professores da Educação Infantil de Quarto Centenário recebem capacitação
A Secretaria Municipal da Educação de Quarto Centenário ofertou aos profissionais da educação infantil dois dias de capacitação, cujo objetivo foi o de possibilitar ao professor a vivência na aplicação da prática diária da educação infantil para estimular o lúdico e a linguagem, preparando a criança para o querer aprender a ler e escrever, utilizando-se da fonética, da musicalidade, das histórias infantis e seus personagens.
A capacitação ocorreu de forma diferente do habitual, ou seja, os alunos participaram durante todas as oficinas e os professores puderam compartilhar experiências pedagógicas, demonstrando o como fazer na prática com os alunos, o que possibilitou ao professor a oportunidade de observar os fatores que influenciam nas dificuldades apresentadas no processo, dentre elas estão às questões didático-metodológicas.
O foco do curso foi o trabalho pedagógico através de atividades práticas em sala de aula com abordagem no brincar, no jogar, no fazer, na resolução de problemas e na compreensão das crianças em sistematizar suas idéias, envolvendo as estruturas cognitivas através, por exemplo, do teatro de fantoches e dos jogos que são recursos que ensinam, desenvolvem e educam de forma prazerosa.
A capacitação ocorreu nos dias 25 e 26 de junho envolvendo todos os professores da Rede Municipal de Ensino que atuam na educação infantil e foi ministrada pela professora Vera Mantovani.