Quarto Centenário constrói o maior número de obras de sua história
A prefeitura municipal de Quarto Centenário constrói o maior volume de obras de sua história, são cerca de 13 obras em andamento, sendo que algumas já estão em fase final de conclusão e serão inauguradas no inicio do ano.
Nunca na história do município ouve a construção de tantas obras ao mesmo tempo, isso demonstra uma incrível capacidade de gestão do prefeito Reinaldo Krachinski e sua equipe, que estão verdadeiramente promovendo uma completa transformação na estrutura do município.
Desde a entrada da cidade de Quarto Centenário até a comunidade da Jóia, por onde você anda vê construções da prefeitura.
Vale ressaltar que Krachinski quando assumiu a prefeitura ano passado encontrou uma divida milionária deixada pelo ex-prefeito Osvaldo Changai, que de acordo com o secretário de finanças Marcio Krachinski chegaram ao volume de 1 milhão e 600 mil reais com fornecedores e desvio de convênios, sendo uma das maiores dividas per capita de todo o estado do Paraná.
Deste total, cerca de 1 milhão e 300 mil reais foram pagos, restando apenas 300 mil reais.
Das 13 obras em andamento, 6 são com recursos próprios, sendo investido cerca de 170 mil reais na reforma e aquisição de mobiliário para creche; 100 mil reais na reforma e ampliação do barracão onde vai funcionar o projeto Cidadão do Futuro, maior projeto de inclusão social da região; 90 mil reais na construção do muro do cemitério e melhoria interna; 70 mil reais na construção de um almoxarifado, cozinha e garagem no paço municipal; 80 mil reais na reforma e paisagismo do ginásio de esportes de Bandeirantes do Oeste; 15 mil reais na construção de alambrados e iluminação do campo de futebol do Distrito da Jóia; além de contra partida do município para a construção do portal de entrada e saída da cidade; pedra irregular da Vila Rural ligando a sede do município; pedra irregular na comunidade da Jóia e ainda contra partida na iluminação do campo de futebol da comunidade do Porto 3.
Além destas obras com recursos próprios ou com contra partida do município; estão sendo construídas 2 unidades básicas de saúde; sendo uma na sede orçada em 500 mil reais; com recursos do governo Federal e outra no distrito de Bandeirantes do Oeste com valor de 420 mil reais; também do governo Federal, além da reforma da atual secretaria municipal de saúde com investimento de 170 mil reais oriundos do governo Federal.
De acordo com o secretário de administração Edilaldo Machado da Cruz, todas as obras construídas no município só são autorizadas após o dinheiro estar no caixa da prefeitura, com isso o município demonstra responsabilidade administrativa e também competência gerencial, não permitindo que se faça dividas sem ter dinheiro para paga-las.
Conforme disse o prefeito Reinaldo Krachinski, além destas obras, o município deverá dar inicio a outras construções no inicio do ano de 2.015. “vivo um bom momento nesta atual administração e com o apoio da minha equipe iremos fazer muito mais”, disse Krachinski
Para ter uma idéia do que está acontecendo hoje em Quarto Centenário é preciso comparar com os dois maiores município da região da COMCAM, por exemplo, Goioerê tem 6 vezes mais o número de habitantes de Quarto Centenário, se for feita esta multiplicação Goioerê deveria ter hoje cerca de 78 obras em andamento, quando na verdade o município pretende entregar ate 2016 50 obras.
Em comparação com Campo Mourão que possui 18 vezes o número de habitantes de Quarto Centenário, se for feita a mesma conta, Campo Mourão deveria ter em construção hoje 230 obras, quando na verdade possui menos de 60, conforme levantamento feito naquela prefeitura.
O prefeito Reinaldo Krachinski já entregou para comunidade da Figueira uma ponte orçada em 90 mil reais, também construída com recursos próprios; adquiriu 6 veículos zero quilometro e nesta semana comprou uma ambulância também com recursos próprios e uma segunda ambulância com recursos do governo do Estado.
Em Bandeirantes do Oeste a prefeitura realizou a reforma da escola presidente castelo branco e combateu a erosão com colocação de cerca de 300 tubos.
Ainda durante este mandato foram realizados 600 mil reais em recape asfáltico na sede do município com recursos do governo do estado e a reforma de 2 ônibus para transporte de pacientes e estudantes, incluindo a colocação de banheiros, com recursos próprios do município.
O município está efetuando, ainda, o maior programa de readequação de estrada da sua história.
Por esta razão o município de Quarto Centenário se tornou uma referência em administração publica em todo o estado do Paraná, e o prefeito Reinaldo Krachinski foi eleito no início do ano como um dos três melhores prefeitos do estado e entre os 30 melhores do Brasil, recebendo a comenda Juscelino Kubitschek.
Comissão Organizadora começa preparativos para a 2ª Festa do Frango Invertebrado
A comissão organizadora da 2ª edição da festa do Frango Invertebrado, prato típico de Quarto Centenário, realizou na manhã desta quinta-feira, 23, uma reunião para tratar sobre o evento que ocorrerá nos dias 6 e 7 de dezembro.
No dia 06, às 20 horas, na praça da igreja matriz haverá um show de acrobacias de motos com a equipe “cachorrão,” uma das melhores do Brasil e que já fez várias apresentações em programa de televisão de nível nacional.
No dia 07, a partir das 9 da manhã haverá largada dos 6º encontro de trilheiros de Quarto Centenário, numa trilha feita especialmente para este evento e que apresenta certo grau de dificuldade, o que tornará o encontro ainda mais divertido.
Ainda na manhã do dia 07, também às 09 horas haverá o 1º encontro Renato dos Santos de mountain bike.
Às 12 horas será servido o almoço com frango Invertebrado, considerado um dos melhores pratos da COMCAM e musica ao vivo com a dupla Felipe e Nan.
Às 15 horas haverá novo show de acrobacia de motos e promete emocionar o público com manobras radicais.
A partir da semana que vem os convites já estarão à venda ao preço de 25 reais e haverá uma grande divulgação indicando os locais de venda em toda região.
FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE DE QUARTO CENTENÁRIO PASSAM POR CAPACITAÇÃO
A enfermeira Grace Kelly Mendes, tutora da 11º regional de saúde de Campo Mourão ministrou uma oficina do programa de Qualificação da Atenção Primária da Saúde sobre saúde do idoso.
Este é um programa do Governo do Paraná, executado por meio da secretaria de estado da saúde cujo objetivo é garantir atenção primária à saúde de qualidade e resolutiva, estreitando as relações entre o estado e os municípios, fortalecendo as capacidades de assistência e gestão, com vistas à implantação das redes de atenção a saúde – RAS- na implementação do Sistema Único de Saúde – SUS.
Este programa foi implementado em 2011 e no decorrer deste período foram executadas 8 oficinas no município capacitando todos os profissionais da saúde.
De acordo com o secretário de saúde Orlando Baggio Sholz o prefeito Reinaldo Krachinski não tem medido esforços no sentido de estruturar o atendimento á saúde do município, tanto na estrutura física com a construção de dois novos postos de saúde e a reforma da atual secretaria municipal de saúde, quanto na qualificação dos profissionais que atendem a população.
“Estamos tornando Quarto Centenário uma referência regional no atendimento a saúde, e neste sentido agradeço ao empenho e a dedicação de todos os funcionários da secretaria de saúde, que estão fazendo a verdadeira transformação do nosso município,” disse o prefeito.
Diretores de negócios da Copel visitam prefeito Krachinski para tratar sobre usina de Apertado
Uma equipe de diretores da área de desenvolvimento de negócios da COPEL visitou o prefeito Reinaldo Krachinski na terça-feira, 21, para falar sobre o processo de construção da usina de apertado do rio Piquiri.
A equipe era composta pela gerente Alessandra Villa Lopardo, Jose Roberto da Silva Brito e Adriana de Almeida Ruela, que fizeram uma explanação sobre a atual fase da usina de Apertados.
De acordo com Alessandra, após a audiência publica do dia 3 de novembro na cidade de Formosa do Oeste, espera-se pelo leilão que o governo Federal irá realizar no dia 28 para saber qual empresa ganhará a licitação para construção da usina.
Conforme ressaltou José Roberto, qualquer que seja a empresa vencedora a construção deverá ter inicio até meados de 2015 e obrigatoriamente entrando em operação em janeiro de 2.019.
O prefeito Reinaldo Krachinski e o secretário de administração Edilaldo Machado da Cruz sanaram todos as duvidas em relação à construção da referida usina.
O prefeito quis saber em relação à quantidade de trabalhadores na obra e se a empresa daria preferência para os trabalhadores locais. Segundo Adriana, preferencialmente a empresa vencedora empregará mão de obra local, gerando assim milhares de empregos nos município que serão banhados pelo lago da usina.
No pico de construção da obra mais de 2 mil pessoas serão necessárias para a conclusão do projeto de construção que tem prazo máximo de até 4 anos para ser concluído.
“A construção desta usina irá trazer muitos benefícios para Quarto Centenário tais como: geração de centenas de empregos, uma compensação financeira de cerca de 300 mil reais por ano, além do potencial turístico que o município poderá explorar em relação ao lago que irá se formar”, disse o secretario Edilaldo.
A comunidade espera com ansiedade a construção dessa usina, pois irá alavancar o desenvolvimento do município com a geração de empregos e a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
REALIZADA PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL EM QUARTO CENTENÁRIO
Na ultima terça-feira 14, a psicóloga Michele Castro irá ministrou uma palestra na câmara municipal de Quarto Centenário em comemoração ao dia mundial da saúde mental, que ocorreu no dia 10 de outubro.
O dia mundial foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar a forma que a população tem de ver pessoas com doenças mentais.
Em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológico ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas.
Algumas das doenças mentais mais comuns são: esquizofrenia, Alzheimer, epilepsia e alcoolismo.
Todo ano, a Federação Mundial de Saúde Mental sugere um tema destaque. Neste ano, o tema foi “Vivendo com a Esquizofrenia”. É um transtorno mental que acontece devido a alterações no funcionamento do cérebro. Estas alterações levam a pessoa a entender e experimentar as coisas de uma forma diferenciada, o que causa dificuldades nas relações com o seu mundo interior, com outras pessoas e na vida familiar, porem esta doença tem tratamento e afeta cerca de 0,7% da população e aparece normalmente no período entre o final da adolescência e começo da vida adulta.
A palestra teve como foco os representantes de entidades que prestam serviços a comunidade, que tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimento quanto à sintomatologia e tratamento da esquizofrenia.