Plano Municipal de Educação de Quarto Centenário está em sua 3ª avaliação
O Plano Municipal de Educação (PME) é um documento, com força de Lei, que estabelece metas que visam garantir o direito à educação de qualidade, de forma que o Município avance no atendimento educacional sendo um dos principais instrumentos de política pública educacional, pois orienta a gestão educacional e referencia o controle social e a participação cidadã.
O PME de Quarto Centenário teve sua lei aprovada no ano de 2015 e possui vigência de 10 anos, e embora seja uma lei muito bem definida, é passível de alterações que são realizadas como resultado de um profundo trabalho de acompanhamento de cada uma das 20 metas e 145 estratégias que compõem o documento. Esse trabalho de monitoramento e avaliação é de responsabilidade da Comissão de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação de Quarto Centenário, com membros devidamente nomeados para realização de estudos, análise e discussão do documento.
O trabalho de monitoramento e avaliação é constante, e a cada 2 anos a equipe tem a responsabilidade de apresentar à comunidade os avanços obtidos, ocasião em que é possível ainda colher as possíveis contribuições que possam melhorar o processo de educação em todo o ensino básico. Seguindo rigorosamente a agenda de trabalho elaborada para melhor organizar as atividades, o processo segue algumas etapas, sendo: organização do trabalho, estudo do plano e contínuo monitoramento das metas e estratégias e avaliação do Plano.
Neste ano de 2021 está prevista a terceira audiência pública, já agendada para o dia 29 de outubro quando a Secretaria Municipal de Educação espera a participação de toda comunidade escolar e política local, pois se trata de um momento importante para que discussões e possibilidades de melhoria na educação em âmbito municipal aconteçam de forma democrática e participativa.
Prefeitura entrega cobertores para pessoas em vulnerabilidade social
A prefeitura de Quarto Centenário por meio da Secretaria Municipal Ação Social, está distribuindo cobertores para famílias carentes e pessoas em vulnerabilidade social da comunidade.
Ao todo serão distribuídos 100 cobertores que foram adquiridos com recurso próprio da Prefeitura. As primeiras entregas foram realizadas na manhã desta sexta-feira, 30, na secretaria da Ação Social.
O prefeito Akio Abe esteve presente juntamente com a secretaria da Ação Social Maria Aparecida Abe e destacou a importância de ações como essa.
“A importância maior dessa ação, são as pessoas que recebem esses cobertores, pois essa distribuição reforça nosso compromisso de proteção social com a população que vive em situação de vulnerabilidade, estamos se esforçando para atender prontamente a comunidade com uma quantidade significativa de cobertores.” Disse Maria Abe
Prefeitura realiza tapa buracos e redutores de velocidade são implantados
Município de Quarto Centenário promove ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescent
Município de Quarto Centenário por meio da Secretaria de Ação Social, em parceria com o CRAS e Conselho Tutelar promoveram nesta terça-feira, 18, uma série de ações para levar aos cidadãos uma reflexão sobre 18 de maio.
Foram realizadas ações de divulgação, orientações e também uma carreata na manhã desta terça-feira, 18 , pelas principais ruas da cidade com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade para a luta em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
“A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 21º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”. Disse a secretaria da Ação Social Maria Aparecida Abe
Rede municipal de ensino recebe computadores
Escolas e CMEI’s da rede municipal de ensino de Quarto Centenário receberam da admnsitração municipal e da secretária de Educação, Viviane Bizetti, computadores para reforçar o setor administrativo destas instituições.
Os computadores, com CPU, monitores, teclados e mouses, foram adquiridos com recursos arrecadados com o leilão de sucatas, realizado pela prefeitura do município.
Representantes de cada instituição estiveram no Paço Municipal recebendo os equipamentos e comemoraram a iniciativa da administração municipal.