Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal Quarto Centenário


Luta contra violência á mulher foi tema de palestra em Quarto Centenário


A Secretaria Municipal de Saúde de Quarto Centenário em parceria com a Secretaria de Ação Social e CRAS realizou no salão paroquial da Igreja Católica no último sábado “29” um encontro com a comunidade para falar a respeito da violência contra a mulher.

No ultimo dia 25 de novembro foi comemorado o dia Internacional de Luta contra a violência à Mulher, dia que precisa ser lembrado, pois milhares de mulheres são humilhadas, submetidas à tortura, aprisionadas em suas próprias casas e, muitas vezes, mortas, vítimas do machismo.

Na maioria dos casos a mulher não efetua a denúncia do agressor porque possui vínculo afetivo com ele. “É preciso incentivarmos as mulheres a buscarem o exercício do seu direito à dignidade, denunciando este crime toda vez em que ele acontecer”, disse a palestrante Rachel Orciolli.

As violências mais comuns contra as mulheres são:

Violência física; quando o agressor bate na mulher, deixando marcas, hematomas, cortes, arranhões, manchas, fraturas ou ainda a impede de sair de casa.

Violência Psicológica, quando insinua a existência de amantes, ofende a mulher ou seus familiares com freqüência, desrespeita o seu trabalho, critica sua atuação como mãe, fala mal do seu corpo, como também não deixa se maquiar, cortar o cabelo e usar a roupa que gosta.

Violência Sexual; quando força relações sexuais com a parceira, obrigando-a a praticar atos sexuais que não lhe agradam, critica seu desempenho sexual e pratica sexo com sadismo.

Violência Patrimonial; quando o agressor quebra utensílios pessoais, rasga suas roupas, destrói ou esconde seus documentos pessoais, profissionais ou mesmo fotos e objeto de valor sentimental.

Violência Moral; entendida como qualquer conduta que configure calúnia, injúria ou difamação.

 


  • Compartilhe:
  • Por: PMQC

Última modificação em 04/12/2014