18 de Maio, dia Nacional do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolecentes
As Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, juntamente com CRAS, Conselho Tutelar e CMDCA, organizaram nesta segunda feira (18) uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A campanha “Faça Bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes” foi criada para destacar a importância do trabalho desenvolvido seguindo as políticas de assistência social.
Pela manhã, todos estiveram reunidos em um pedágio no distrito de Bandeirantes. A secretária da Ação Social Cleonice Krachinski, acompanhou o pedágio e destacou as ações realizadas pela Prefeitura no combate ao abuso de crianças e adolescentes, e ressaltou a importância do envolvimento de outras secretarias nesse processo. “A Educação e a Saúde, por exemplo, estão extremamente ligadas a essa questão. Os professores que acompanham nossos alunos no dia a dia podem identificar as crianças que precisam de atendimento e a Saúde também pode nos ajudar nos encaminhamentos”, disse.
Durante a tarde em Quarto Centenário, foi feito outro pedágio e uma panfletagem de materiais divulgando os telefones para denúncia. A intenção, com todo esse trabalho, é orientar a população quanto a importância de denunciar os casos de abuso e exploração sexual, que muitas vezes envolvem familiares ou amigos próximos. A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.